Esse post reflete a consciência empresarial, por parte da Lozatti, seus diretores e colaboradores.
Sobre a data
Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez uma declaração ao Congresso Americano resumindo em quatro direitos básico de todos os consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e direito de ser ouvido.
Posteriormente, a Organização Internacional das Associações de Consumidores acrescentou mais quatro direitos básicos: direito à satisfação das necessidades básicas, à indenização, à educação e ao meio ambiente.
A data foi oficializada em 1985, quando a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas e lhe conferiu legitimidade e reconhecimento internacional.
Consumidor Consciente
A data, criada na década de 60, surgiu para propagar os direitos básicos que todo comprador de produtos ou serviços deve ter. Mas os tempos mudaram e hoje o dia lembra que, além de lutar pelos seus direitos, os consumidores devem também dar o exemplo e ter consciência de que o que eles compram pode ajudar ou prejudicar o mundo em que vivemos.
O consumidor consciente não é apenas aquele que compra produtos reciclados. Ele valoriza e dá preferência às empresas sócio-ambientalmente responsáveis.
Conceitos como economia (não desperdiçar recursos), planejamento (planejar o consumo com antecedência, para evitar gastos desnecessários), sustentabilidade (observar a prática empresarial de responsabilidade sócio-ambiental) e reciclagem (praticar o descarte inteligente, reutilização e reaproveitamento de materiais) são fundamentais quando se fala nesse novo tipo de consumo.
O consumidor consciente:
- busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.
- busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
LINDOS CARTAZES ALFABETO LETRAS DE MASSINHA COM SUGESTÕES DE ATIVIDADES!
-
Novidade no Blog! Seu Alfabeto Colorido e Lúdico Chegou! Prepare-se para
transformar a sua sala de aula em um espaço lúdico de aprendizado e
alegria! Temos...
Há 3 dias

Nenhum comentário:
Postar um comentário