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Ibitinga, São Paulo, Brazil
Sou amante da criatividade e do artesanato, Designer de produtos. Faço bordado, costura, colagens, pintura, recortes, e tudo aquilo que possa dar vasão a criatividade. Tenho me aprofundado muito em pesquisa, e em tendências. A Lozatti, tem dado asas aos meus projetos, permitindo aprendizado e ampliação das minhas técnicas. Por isso a decisão por esse blog, e de todo conteúdo dele. Sejam bem-vindos!

segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de Março : Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Esse post reflete a consciência empresarial, por parte da Lozatti, seus diretores e colaboradores.

Sobre a data

Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez uma declaração ao Congresso Americano resumindo em quatro direitos básico de todos os consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e direito de ser ouvido.

Posteriormente, a Organização Internacional das Associações de Consumidores acrescentou mais quatro direitos básicos: direito à satisfação das necessidades básicas, à indenização, à educação e ao meio ambiente.

A data foi oficializada em 1985, quando a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas e lhe conferiu legitimidade e reconhecimento internacional.

Consumidor Consciente

A data, criada na década de 60, surgiu para propagar os direitos básicos que todo comprador de produtos ou serviços deve ter. Mas os tempos mudaram e hoje o dia lembra que, além de lutar pelos seus direitos, os consumidores devem também dar o exemplo e ter consciência de que o que eles compram pode ajudar ou prejudicar o mundo em que vivemos.

O consumidor consciente não é apenas aquele que compra produtos reciclados. Ele valoriza e dá preferência às empresas sócio-ambientalmente responsáveis.

Conceitos como economia (não desperdiçar recursos), planejamento (planejar o consumo com antecedência, para evitar gastos desnecessários), sustentabilidade (observar a prática empresarial de responsabilidade sócio-ambiental) e reciclagem (praticar o descarte inteligente, reutilização e reaproveitamento de materiais) são fundamentais quando se fala nesse novo tipo de consumo.

O consumidor consciente:
- busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.
- busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

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