Esse post reflete a consciência empresarial, por parte da Lozatti, seus diretores e colaboradores.
Sobre a data
Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez uma declaração ao Congresso Americano resumindo em quatro direitos básico de todos os consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e direito de ser ouvido.
Posteriormente, a Organização Internacional das Associações de Consumidores acrescentou mais quatro direitos básicos: direito à satisfação das necessidades básicas, à indenização, à educação e ao meio ambiente.
A data foi oficializada em 1985, quando a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas e lhe conferiu legitimidade e reconhecimento internacional.
Consumidor Consciente
A data, criada na década de 60, surgiu para propagar os direitos básicos que todo comprador de produtos ou serviços deve ter. Mas os tempos mudaram e hoje o dia lembra que, além de lutar pelos seus direitos, os consumidores devem também dar o exemplo e ter consciência de que o que eles compram pode ajudar ou prejudicar o mundo em que vivemos.
O consumidor consciente não é apenas aquele que compra produtos reciclados. Ele valoriza e dá preferência às empresas sócio-ambientalmente responsáveis.
Conceitos como economia (não desperdiçar recursos), planejamento (planejar o consumo com antecedência, para evitar gastos desnecessários), sustentabilidade (observar a prática empresarial de responsabilidade sócio-ambiental) e reciclagem (praticar o descarte inteligente, reutilização e reaproveitamento de materiais) são fundamentais quando se fala nesse novo tipo de consumo.
O consumidor consciente:
- busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.
- busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
Reto Amistoso #182 - Geometria
-
O desafio de fevereiro tem como anfitriã Maria José , do blog El
Inventário de MJ e um tema muito intyeressante - Geometria. Acho que
encontramos elemento...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário